Matemática - Campus Central - Mossoró


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FANAT

:: Código:

101120-0

:: Modalidade: 

Licenciatura

:: Carga Horária Total:

4140 horas -  Matriz Curricular

:: Tempo do Curso:

Entre 4 e 6 anos (máximo)

:: Correio Eletrônico:

 dme@uern.br

:: Objetivo do Curso:


Os cursos de formação de professores devem ter como objetivos:
1. Constituir competências profissionais referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática;
2. Compreender o papel social da escola, com o domínio do conhecimento pedagógico;
3. Conhecer dos processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional;
4. Dominar os conteúdos a serem socializados e seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar.
O Curso de Graduação em Matemática, na modalidade de licenciatura, tem por objetivos principais:
1. Formar profissionais em Matemática aptos para o exercício do magistério nos níveis dos Ensinos Fundamental e Médio;
2. Assegurar uma sólida formação para que os licenciados sejam capazes de exercer uma liderança intelectual, social e política e, a partir do conhecimento da nossa realidade social,
econômica e cultural, e com o auxílio do conhecimento Matemático em sua plenitude, possam atuar efetivamente no sentido de melhorar as condições de ensino e aprendizagem
vigentes, visando o desenvolvimento de princípios éticos e de solidariedade para o exercício pleno da cidadania.


:: Perfil do Formando:


O professor de Matemática, precisa ser um profissional com grande competência para formular questões que estimulem a reflexão de seus alunos, que possua sensibilidade para apreciar a originalidade e a diversidade na elaboração de hipóteses e de proposições de soluções aos problemas.

Além disso, necessita ser capaz de criar ambientes e situações de aprendizagem matematicamente rica. Também terá que possuir uma ampla capacidade para dar resposta ao imprevisto e para desenhar modelos que se adaptem às incertas e mutantes condições de aprendizagem que ocorrem nas aulas de Matemática.

Deve ainda ser capaz de instigar a curiosidade de seus alunos para os tópicos trabalhados em sala de aula, através de situações problemas que introduzam o conteúdo e permitam, aos mesmos, a livre investigação, com a criação de hipóteses, formulação de abordagens diversas, abstrações e generalizações.

:: Campo de Atuação:

  • Em nível nacional, as maiores necessidades de formação de professores em cursos de licenciatura plena foram evidenciadas exatamente nas licenciaturas na área das Ciências e da Matemática, que incluem os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática. (INEP/2003). No contexto regional e local, acredita-se que esta realidade se mantém, pois, nossa interação com escolas da educação básica da cidade de Mossoró e da região, têm evidenciado a carência de professores com licenciatura em Matemática para atuar no ensino de Matemática. Esta situação e outros fatores (profissionais atuando no exercício do magistério sem a titulação específica) impulsionaram, na UERN, a discussão que culminou com a criação do curso de Licenciatura em Matemática dentro do Programa Especial de Formação Profissional para a Educação Básica – PROFORMAÇÃO, ofertados nas cidades de: Mossoró, Assu, Caicó e Currais Novos.
  • Além disso, o empenho dos governos na realização de concursos públicos para contratação de professores nestas áreas nos últimos anos, ainda não atingiu um quadro que possa atender à demanda do Estado, sendo mais uma evidência que reforça esta nossa afirmação.


:: Atribuições do profissional formado:

  • O currículo do Curso de Graduação em Matemática, na modalidade de licenciatura da FANAT-UERN, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para esse curso,
  • visa desenvolver no professor de Matemática as competências e habilidades de:
  • 1. Expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;
  • 2. Trabalhar em equipes multidisciplinares;
  • 3. Compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas;
  • 4. Identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise das mais variadas situações-problema;
  • 5. Estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;
  • 6. Domínio dos raciocínios algébrico, geométrico e combinatório de modo a poder argumentar com clareza e objetividade, dentro destes contextos cognitivos, ou seja, os alunos devem desenvolver capacidade dedutiva com sistemas axiomáticos, percepção geométrico-espacial;
  • 7. Capacidade de empregar ensaio e erro como procedimento de busca de soluções e segurança na abordagem de problemas de contagem;
  • 8. Elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para o ensino nos níveis fundamental e médio;
  • 9. Analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;
  • 10. Capacidade de contextualizar e inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas, bem como de utilizá-los em outras áreas do conhecimento e em aplicações variadas. Em especial, poder interpretar matematicamente situações ou fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento ou de situações reais;
  • 11. Analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para o ensino nos níveis fundamental e médio;
  • 12. Visão histórica e crítica da Matemática, tanto no seu estado atual como nas várias fases da sua evolução, que lhe permita tomar decisões sobre a importância relativa dos vários tópicos, tanto no interior da ciência matemática como para a aprendizagem significativa do estudante da escola fundamental e média;
  • 13. Desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
  • 14. Contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola de ensino fundamental e de ensino médio;
  • 15. Pensamento heurístico competente: capacidade de encaminhar solução de problemas e explorar situações, fazer relações, conjecturar, argumentar e avaliar;
  • 16. Domínio dos conteúdos básicos de matemática, estatística, informática, física e disciplinas pedagógicas;
  • 17. Capacidade de utilização em sala de aula de novas tecnologias;
  • 18. Capacidade de desenvolver projetos, avaliar livros textos, softwares educacionais e outros materiais didáticos;
  • 19. Capacidade de organizar cursos, planejar ações de ensino e aprendizagem de matemática, atendendo aos diferentes níveis de cognição dos alunos;
  • 20. Conhecimento dos processos de construção do conhecimento matemático próprio da criança e do adolescente;
  • 21. Conhecimento das propostas ou parâmetros curriculares, bem como das diversas visões pedagógicas vigentes, podendo formular a sua própria concepção diante das correntes existentes.
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